Você sabe qual a diferença entre corantes e pigmentos?
Basicamente o corante é uma substância natural ou sintética solúvel e quando adicionado ao produto, acrescenta cor, fazendo o tingimento.
O pigmento é uma substância natural ou sintética insolúvel capaz de refletir e alterar a cor que incide no produto em que é aplicado.
A história dos corantes é bastante antiga, usados na época do renascimento para tingir vestuários com o uso do índigo obtido de uma planta nativa da Ásia (Indigofera tinctoria) e a coloração está diretamente associado a aceitação desse produto pelos consumidores, já que eles intensificam e despertam o sentido da visão principalmente no setor alimentício.
Os pigmentos naturais utilizados em alimentos, são instáveis e podem sofrer alterações conforme sua armazenagem, influenciando a composição nutricionais.
A aceitação por produtos que contenha menos produtos sintéticos vem ganhando força, impulsionado pelas linhas veganas, funcionais e das práticas ambientalistas, o menos é mais. O consumidor está atento aos rótulos e essa tendência não é moda, ela veio para ficar.
Nesse caminho, a MALUCA NATURAL está em desenvolvimento com um corante natural, extraído de uma planta da biodiversidade brasileira. Como sempre, a MALUCA renovando o mercado natural.
Aguardem, vem novidade por aí.
Bibliografia:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA QUÍMICA. Corantes e pigmentos. São Paulo, 2011. Disponível em: https://www.abiquim.org.br/ Acesso em: 19 jun. 2023.
BARROS, Augusto Aragão de; BARROS, Elisabete Barbosa de Paula. A química dos alimentos: produtos fermentados e corantes. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010. (Coleção Química do Cotidiano, v. 4). Disponível em: http://www.quimica.seed.pr.gov.br/arquivos/File/AIQ_2011/quimica_alimentos.pdf. Acesso em: 19 jun. 2023.
https://aditivosingredientes.com/artigos/todos/a-quimica-dos-corantes-e-sua-funcao-nos-alimentos